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Informação sobre o curso

  • Duração300.0 horas
  • Condições de Inscrição

    • Adultos + 18 e até 65 Anos:
    • Ativos Empregados (Prioritariamente com habilitação inferior ao 9º Ano Escolaridade, mas qualquer habilitação);
    • Ativos Desempregados (desde que detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário e á procura de novo emprego)

  • Objectivo Geral

    2886

    • Identificar uma empresa agrícola.

    2887

    • Reconhecer os princípios básicos da economia e da fiscalidade.

    2889

    • Distinguir as diferentes fases do ciclo de gestão.
    • Caracterizar a empresa agrícola, os fatores de produção e os sistemas de custos a utilizar na gestão.
    • Aplicar técnicas simplificadas de cálculo e orçamentação, como instrumentos de planeamento e controlo de gestão simplificados.

    7853

    • Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
    • Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
    • Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
    • Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
    • Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
    • Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
    • Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

    9580

    • Reconhecer as características dos circuitos curtos agroalimentares e respetivas modalidades.
    • Elaborar um plano de atividade da produção agroalimentar.
    • Elaborar um plano de ação para a criação de um circuito curto agroalimentar.
    • Aplicar técnicas de comercialização dos produtos agroalimentares em circuito curto.
    • Aplicar técnicas simplificadas de gestão do negócio.
    • Identificar a regulamentação aplicável à comercialização de produtos agroalimentares em circuito curto

    9821

    • Distinguir entre depósitos à ordem e depósitos a prazo.
    • Caraterizar a diferença entre cartões de débito e de crédito.
    • Caraterizar os principais tipos de empréstimos comercializados pelas instituições de crédito para clientes particulares.
    • Caracterizar os principais tipos de seguros.
    • Identificar os direitos e deveres do consumidor financeiro.
    • Caracterizar diversos tipos de fraude.

    10186 

    • Identificar zonas de floração para instalação de apiários.
    • Dimensionar apiários.
    • Definir qual o(s) modelo(s) de colmeia adequado à exploração apícola.
    • Definir e gerir o encabeçamento (densidade de colmeias).
    • Registar as operações.
    • Definir transumâncias.

  • Objectivos Específicos

    2886

    • A empresa agrícola
      • Definição
      • Tipos
      • Formas de exploração
      • Modalidades de empresa
      • Conceito de contabilidade

    2887

    • Noções e princípios básicos de economia
      • Factores de produção
      • Funcionamento da empresa
      • Circuito e documentação comercial
    • Fiscalidade
      • IVA, IRS, IRC

    2889

    • Gestão Agrícola
      • Objectivos como ferramenta de gestão/ciclo de gestão
      • Empresa agrícola
      • Centro de análise ou responsabilidade
      • Estratégias empresariais
      • Estratégias de negócio
    • Fatores de produção
      • Identificação dos fatores de produção de uma empresa agrícola
      • Custo anual - capital fixo inanimado e benfeitorias
    • Classificação de custos e proveitos
      • Proveito
      • Custo
      • Custo total e custo unitário
      • Custo afundado
    • Ciclos económicos, financeiros e de tesouraria
      • Realidade económica, financeira e de tesouraria
      • Utilidade
    • Métodos e técnicas de custeio
      • Sistema de custeio
      • Métodos contabilísticos
    • Indicadores de rendimentos e limiares
      • Resultados económicos da actividade
      • Margem total e unitária
      • Limiares de rendibilidade e de encerramento
      • Orçamento de substituição
      • Fatores críticos
    • Ferramentas de controlo
      • Plano ou orçamento de tesouraria
      • Serviço de dívida a curto prazo
      • Gestão do risco
      • Gestão por comparação

    7853

    • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
      • Noção de negócio sustentável
      • Identificação e satisfação das necessidades
        • - Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
        • - Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
    • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
      • Conceito básico de negócio
        • - Como resposta às necessidades da sociedade
      • Das oportunidades às ideias de negócio
        • - Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
        • - Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
        • - Descrição de uma ideia de negócio
      • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
    • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
      • Formas de recolha de informação
        • - Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
        • - Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
      • Tipo de informação a recolher
        • - O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
        • - Os produtos ou serviços
        • - O local, as instalações e os equipamentos
        • - A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
        • - Os meios de promoção e os clientes
        • - O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
    • Análise de experiências de criação de negócios
      • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
        • - Por setor de atividade/mercado
        • - Por negócio
      • Modelos de negócio
        • - Benchmarking
        • - Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
        • - Parceria de outsourcing
        • - Franchising
        • - Estruturação de raiz
        • - Outras modalidades
    • Definição do negócio e do target
      • Definição sumária do negócio
      • Descrição sumária das atividades
      • Target a atingir
    • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
      • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
      • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
      • Banca, apoios privados e capitais próprios
      • Parcerias
    • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
      • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
      • Análise crítica do mercado
        • - Estudos de mercado
        • - Segmentação de mercado
      • Análise crítica do negócio e/ou produto
        • - Vantagens e desvantagens
        • - Mercado e concorrência
        • - Potencial de desenvolvimento
        • - Instalação de arranque
      • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
    • Tipos de negócio
      • Natureza e constituição jurídica do negócio
        • - Atividade liberal
        • - Empresário em nome individual
        • - Sociedade por quotas
    • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
      • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
      • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de 

    9580

    • Circuitos curtos agroalimentares
      • Conceitos e característica.
      • Tipos de circuitos curtos agroalimentares
      • Condições de criação e funcionamento dos principais tipos de circuitos curtos agroalimentares
    • Estratégia de comercialização em circuitos curtos
      • Abordagem e estudo do mercado
      • Elaboração do plano de ação comercial
      • Fixação do preço dos produtos
      • Estruturação e planeamento da produção
      • Organização do trabalho e gestão de tempo
    • Comercialização dos produtos
      • Regulamentação da comercialização de produtos agroalimentares
      • Comércio pela internet
      • Fornecimento à restauração coletiva
      • Acondicionamento, rotulagem e informação ao consumidor
      • Armazenamento e gestão de stocks
      • Gestão da carteira de clientes
    • Comunicação e marketing
      • Criação e comunicação da imagem do produto: mensagens e suportes
      • Comunicação pela internet e redes sociais
      • Apresentação e exposição dos produtos
      • Organização do espaço de venda
      • Acolhimento e fidelização dos clientes
    • Gestão do negócio
      • Contabilidade simplificada- registos e apuramento dos resultados
      • Custos de produção com venda direta
      • Resultados económicos da atividade
      • Fiscalidade da atividade agroalimentar
      • Financiamento e medidas de política
    • Boas práticas de segurança higiene e saúde no trabalho

    9821

    • Depósitos à ordem vs. depósito a prazo
      • Remuneração e liquidez
      • Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização
      • O fundo de garantia de depósito
    • Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos
    • Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários
      • Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving
      • Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG
      • Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos
    • Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde
      • Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato
      • Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado
    • Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões
      • Receção e execução de ordens
      • Registo e depósito de Valores Mobiliários
      • Consultoria para investimento
    • Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone
    • Direitos e deveres do consumidor financeiro
      • Entidades reguladoras das instituições financeiras
      • Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros
      • Direito a reclamar e formas de o fazer
      • Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos)
      • Dever de prestação de informação verdadeira e completa
    • A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor
    • Precaução contra a fraude
      • Instituições autorizadas a exercer a atividade
      • Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas,
      • utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento
      • Proteção de dados pessoais e códigos
      • Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude

    10186

    • Localização do apiário
      • Condições edafo-climáticas da zona a instalar o apiário
      • Potencialidades da região/zona
      • Encabeçamento e densidade de colmeias
      • Distâncias a outros apiários
      • Acessos
      • Exposição
      • Água
    • Escolha do local para instalação do apiário
    • Tipos de colmeias
      • Lusitana
      • Langstroth
      • Reversível
      • Prática
      • Jumbo
      • Dadant
      • Layens
    • Características de uma boa colmeia
      • Cor
      • Materiais
    • Importância da utilização de material normalizado
    • Vantagens e desvantagens comparativas entre os diferentes modelos existentes
    • Boletim do apiário
      • -Registos
      • -Tratamentos
      • -Cresta
      • -Renovação de ceras
      • -Visitas técnicas
      • -Registo das florações
      • Histórico da exploração
    • Transumância de colmeias
      • Definir períodos de transumância
      • Avaliação da floração
      • Análise do disco da transumância
      • Registo das datas de movimentação das colónias
      • Proveitos e custos da transumância

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    2886 - A empresa agrícola

    2887 - Noções e princípios básicos de economia - Fiscalidade

    2889 - Gestão Agrícola

    • Fatores de produção
    • Fatores de produção
    • Ciclos económicos, financeiros e de tesouraria
    • Métodos e técnicas de custeio
    • Indicadores de rendimentos e limiares
    • Ferramentas de controlo

    7853

    • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
    • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
    • Análise de experiências de criação de negócios
    • Definição do negócio e do target
    • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
    • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
    • Tipos de negócio
    • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
    • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio

    9580

    • Circuitos curtos agroalimentares
    • Estratégia de comercialização em circuitos curtos
    • Comercialização dos produtos
    • Comunicação e marketing
    • Gestão do negócio
    • Boas práticas de segurança higiene e saúde no trabalho

    9821

    • Depósitos à ordem vs. depósito a prazo
    • Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos
    • Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários
    • Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde
    • Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões
    • Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone
    • Direitos e deveres do consumidor financeiro
    • A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor
    • Precaução contra a fraude

    10186

    • Localização do apiário
    • Escolha do local para instalação do apiário
    • Tipos de colmeias
    • Importância da utilização de material normalizado
    • Vantagens e desvantagens comparativas entre os diferentes modelos existentes
    • Boletim do apiário
    • Transumância de colmeias

Manifestar interesse