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Duração
970.0 horas
Informação sobre o curso EFA PRO - Sapador/a Florestal
Duração
970.0 horas
Condições de Inscrição

  • Adultos + 18 e até 65 Anos:
  • Ativos Empregados (Prioritariamente com habilitação inferior ao 9º Ano Escolaridade, mas qualquer habilitação);
  • Ativos Desempregados (desde que detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário e á procura de novo emprego)

Objectivo Geral

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos visam elevar os níveis de habilitação escolar e profissional com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.

Objectivos Específicos

Preparar e executar tarefas relativas à manutenção, proteção e exploração de material lenhoso e não lenhoso, bem como tarefas relacionadas com a atividade cinegética em espaços florestais, de forma a garantir a gestão sustentada destes espaços e respeitando as normas de qualidade dos produtos, de segurança, higiene e saúde no trabalho florestal e de proteção do ambiente.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Os Cursos EFA organizam-se:
a) numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
b) em percursos de formação, definidos a partir de um diagnóstico inicial avaliativo;
c) em percursos formativos desenvolvidos de forma articulada, integrando uma formação de base e uma formação tecnológica;
d) num modelo de formação modular, tendo por base os referencias de formação que integram o Catálogo Nacional de Qualificações;
e) no desenvolvimento de uma formação centrada em processos reflexivos e de aquisição de competências, através de módulos de "Competências Pessoais, Sociais e de Aprendizagem" (nível básico de educação e/ou certificação profissional) ou de um “Portefólio reflexivo de aprendizagens” (nível secundário e/ou certificação profissional).