Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
150.0 horas
Informação sobre o curso Turismo em Espaço Rural e Investimentos Agrícolas (UFCD`s: 6364; 6365; 7855; 8599)

Edições do curso

Data de Início
06/01/2025
Data de Fim
14/02/2025
Horário
Seg. a Sex. da 13H30 às 19H30

Data de Início
06/01/2025
Data de Fim
14/02/2025
Horário
Manhã (8h00-13h00)
Duração
150.0 horas
Condições de Inscrição

Adultos >= 18 anos

Desempregados 

Priroridade adultos com habilitação < que 12º ano ou com 12º ano, mas nível 3

Objectivos

UFCD 6364 - Saber fazer uma análise de investimentos agrícolas

UFCD 6365 - Conhecer o funcionamento do turismo em espaço rural

UFCD 7855 - Saber realizar um plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios

UFCD 8599 - Saber fazer uma comunicação assertiva e utilizar as técnicas de procura de emprego

Objectivos Específicos

UFCD 6364 - Análise de investimentos agrícolas

  • Identificar o ciclo de vida dos projetos de investimento.
  • Reconhecer os critérios de avaliação de projetos de investimento agrícola.
  • Analisar a rentabilidade de investimentos com base em orçamentos parciais e anuais.
  • Elaborar orçamentos plurianuais para avaliar investimentos

UFCD 6365 - Turismo em espaço rural

  • Identificar produtos de turismo rural no âmbito da exploração agrícola.
  • Integrar atividades turísticas rurais na exploração agrícola.
  • Aplicar técnicas de atendimento e acolhimento personalizado a clientes de turismo de habitação, turismo rural ou de agro-turismo.

UFCD 7855 - Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios

  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
  • Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa.
  • Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa.
  • Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros.
  • Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida.
  • Elaborar um plano de negócio.

UFCD 8599 - Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego

  • Explicar o conceito de assertividade.
  • Identificar e desenvolver tipos de comportamento assertivo.
  • Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional.
  • Reconhecer as formas de conflito na relação interpessoal.
  • Definir o conceito de inteligência emocional.
  • Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
  • Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
  • Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
  • Identificar e selecionar anúncios de emprego.
  • Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
  • Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

UFCD 6364 - Análise de investimentos agrícolas

  • Conceito e classificação de projetos agrícolas
  • Ciclo de vida dos projetos agrícolas
  • Óticas de avaliação dos projetos
  • Critérios de avaliação de projetos agrícolas
  • Elementos de base para a avaliação de projetos agrícolas na ótica empresarial
  • Análise de investimentos agrícolas com base em orçamentos parciais
  • Análise de investimentos com base em orçamentos anuais
    • Explorações agrícolas de tipo familiar
    • Explorações agrícolas de tipo empresarial
  • Análise de investimentos agrícolas com base em orçamentos plurianuais
    • Estrutura e processo de elaboração dos fluxos de caixa

UFCD 6365 - Turismo em espaço rural

  • Turismo
    • Conceitos Gerais
    • Turismo e cultura
    • O lazer e a sociedade contemporânea
  • Turismo em Portugal
    • Sector Público
    • Sector Privado
    • Organizações ligadas ao sector
  • Tipos de turismo (conceitos, enquadramento legal, estruturas turísticas gerais e específicas)
    • Turismo de habitação
    • Turismo rural
    • Agro-turismo
  • Turismo e produto turístico
    • Região e património
    • Principais locais e monumentos com interesse histórico
    • Principais ofertas a nível paisagístico, arqueológico, artístico
    • Especificidades regionais, especialidades culinárias, outros focos de atração turística
  • Turismo e mercado
    • Marketing e publicidade
    • Agentes e meios de comunicação
    • O cliente
  • Turismo e comunicação
    • Identificação das necessidades em recursos humanos
    • Recepção e atendimento - linguagens de atendimento
    • Papel do atendedor - tarefas e níveis de responsabilidade
  • Produto “alojamento”
    • Acolhimento
    • Quartos, casas de banho e outros espaços
    • Refeições
  • Produto “animação turística”
    • Actividades complementares ao alojamento
    • Actividades de animação como produto principal
  • Deontologia
    • Normas deontológicas
    • Deveres e direitos
    • Clientes e atendimento
  • Conservação e manutenção das instalações
    • Princípios gerais
    • Habitação, arquitetura e estilo rural
  • Turismo, higiene e segurança no trabalho
    • Especificidades da indústria hoteleira
    • Interacções (Homem - ambiente, Homem - máquina, Homem - espaço)
    • Primeiros socorros
    • Prevenção de acidentes
  • Formulação e apresentação de projectos

UFCD 7855 - Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios

  • Planeamento e organização do trabalho
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
    • Análise de experiências de negócio
      • Negócios de sucesso
      • Insucesso nos negócios
    • Análise SWOT do negócio
      • Pontos fortes e fracos
      • Oportunidades e ameaças ou riscos
    • Segmentação do mercado
      • Abordagem e estudo do mercado
      • Mercado concorrencial
      • Estratégias de penetração no mercado
      • Perspetivas futuras de mercado
  • Plano de ação
    • Elaboração do plano individual de ação
      • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
      • Processo de angariação de clientes e negociação contratual
  • Estratégia empresarial
    • Análise, formulação e posicionamento estratégico
    • Formulação estratégica
    • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
    • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
    • Estratégias de internacionalização
    • Qualidade e inovação na empresa
  • Estratégia comercial e planeamento de marketing
    • Planeamento estratégico de marketing
    • Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
    • Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
    • Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
    • Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
    • Elaboração do plano de marketing
      • Projeto de promoção e publicidade
      • Execução de materiais de promoção e divulgação
  • Estratégia de I&D
    • Incubação de empresas
      • Estrutura de incubação
      • Tipologias de serviço
    • Negócios de base tecnológica | Start-up
    • Patentes internacionais
    • Transferência de tecnologia
  • Financiamento
    • Tipos de abordagem ao financiador
    • Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
    • Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
  • Plano de negócio
    • Principais características de um plano de negócio
      • Objetivos
      • Mercado, interno e externo, e política comercial
      • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
      • Etapas e atividades
      • Recursos humanos
      • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
    • Desenvolvimento do conceito de negócio
    • Proposta de valor
    • Processo de tomada de decisão
    • Reformulação do produto/serviço
    • Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
      • Desenvolvimento estratégico de comercialização
    • Estratégia de controlo de negócio
    • Planeamento financeiro
      • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
      • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
      • Estimativa dos juros e amortizações
      • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
    • Acompanhamento da consecução do plano de negócio

UFCD 8599 - Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego

  • Comunicação assertiva
  • Assertividade no relacionamento interpessoal
  • Assertividade no contexto socioprofissional
  • Técnicas de assertividade em contexto profissional
  • Origens e fontes de conflito na empresa
  • Impacto da comunicação no relacionamento humano
  • Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento
  • Atitude tranquila numa situação de conflito
  • Inteligência emocional e gestão de comportamentos
  • Modalidades de trabalho
  • Mercado de trabalho visível e encoberto
  • Pesquisa de informação para procura de emprego
  • Medidas ativas de emprego e formação
  • Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
  • Rede de contactos
  • Curriculum vitae
  • Anúncios de emprego
  • Candidatura espontânea
  • Entrevista de emprego