Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso Comercialização Agroalimentar Em Circuitos Curtos
Duração
50.0 horas
Área de Formação

Produção Agrícola e Animal

Objectivo Geral

• Reconhecer as características dos circuitos curtos agroalimentares e respetivas
modalidades.
• Elaborar um plano de atividade da produção agroalimentar.
• Elaborar um plano de ação para a criação de um circuito curto agroalimentar.
• Aplicar técnicas de comercialização dos produtos agroalimentares em circuito curto.
• Aplicar técnicas simplificadas de gestão do negócio.
• Identificar a regulamentação aplicável à comercialização de produtos agroalimentares em
circuito curto.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

• Circuitos curtos agroalimentares
? Conceitos e característica.
? Tipos de circuitos curtos agroalimentares
? Condições de criação e funcionamento dos principais tipos de circuitos curtos
agroalimentares
• Estratégia de comercialização em circuitos curtos
? Abordagem e estudo do mercado
? Elaboração do plano de ação comercial
? Fixação do preço dos produtos
? Estruturação e planeamento da produção
? Organização do trabalho e gestão de tempo
• Comercialização dos produtos
? Regulamentação da comercialização de produtos agroalimentares
? Comércio pela internet
? Fornecimento à restauração coletiva
? Acondicionamento, rotulagem e informação ao consumidor
? Armazenamento e gestão de stocks
? Gestão da carteira de clientes
• Comunicação e marketing
? Criação e comunicação da imagem do produto: mensagens e suportes
? Comunicação pela internet e redes sociais
? Apresentação e exposição dos produtos
? Organização do espaço de venda
? Acolhimento e fidelização dos clientes
• Gestão do negócio
? Contabilidade simplificada- registos e apuramento dos resultados
? Custos de produção com venda direta
? Resultados económicos da atividade
? Fiscalidade da atividade agroalimentar
? Financiamento e medidas de política
• Boas práticas de segurança higiene e saúde no trabalho