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Duração
150.0 horas
Informação sobre o curso Propagação de Plantas e SST (UFCDs 4157; 4387; 4437; 8600; 10746; 10759)
Duração
150.0 horas
Condições de Inscrição


Adultos + 18 e até 65 anos.
Desempregados inscritos há +12 meses no Centro de Emprego.
Desempregados há menos de 12 meses , desde que detentores de habilitações inferiores ao ensino secundário.

Objectivo Geral

  • Saber os métodos de propagação de plantas;
  • Diferenciar rega e drenagem ;
  • Desenvolver competências empreendedoras;
  • Conhecer as diretrizes da segurança e saúde no trabalho;

Objectivos Específicos

UFCD4157 - Rega e drenagem

  • Selecionar o sistema de rega, o débito e os intervalos de rega adequados às características da cultura, do terreno e da água a utilizar.
  • Reconhecer a necessidade da drenagem e selecionar o sistema adequado à cultura e às características do terreno.

UFCD 4387 - Métodos de propagação de plantas

  • Identificar as técnicas de propagação de plantas.
  • Seleccionar a técnica de propagação mais adequada a uma determina espécie de planta com interesse ornamental.
  • Realizar a propagação de diferentes espécies com interesse ornamental, recorrendo aos métodos e técnicas de propagação mais adequados.

UFCD 4437 - Clima - fatores e caracterização

  • Reconhecer a importância do clima como fator natural de produção.
  • Identificar as condições climáticas mais adequadas a cada espécie vegetal.

UFCD 8600 - Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego

  • Definir o conceito de empreendedorismo.
  • Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor.
  • Identificar o perfil do empreendedor.
  • Reconhecer a ideia de negócio.
  • Definir as fases de um projeto.
  • Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
  • Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
  • Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
  • Identificar e selecionar anúncios de emprego.
  • Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
  • Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

UFCD 10746 - Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas

  • Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.
  • Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
  • Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.
  • Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.

UFCD 10759 - Teletrabalho

  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

UFCD 4157 - Rega e drenagem

  • Rega
    • Finalidades da rega
    • Sistemas de rega
      • Rega por gravidade: canteiros, sulcos, escorrimento superficial e caldeiras
      • Rega mecânica
      • Rega por aspersão: gota a gota e fertirrigação
      • Origem e qualidade da água
      • Unidades hidráulicas
      • Dotações de rega e sua distribuição
  • Drenagem
    • Finalidade da drenagem
    • Sistemas e técnicas de drenagem
    • Manutenção dos sistemas de rega e drenagem

UFCD 4387 - Métodos de propagação de plantas

  • Reprodução sexuada
    • Definição e principais características
    • Semente
    • Sementeira (condições de êxito e principais técnicas utilizadas)
  • Multiplicação vegetativa
    • Estacaria
    • Enxertia
    • Mergulhia
    • Alporquia
    • Multiplicação de bolbosas
    • Divisão de tufos
    • Multiplicação de estolhos
    • Cultura e multiplicação in vitro
  • Meios auxiliares de propagação
    • Reguladores de crescimento
    • Hormonas de enraizamento
    • Bancadas de enraizamento

UFCD 4437 - Clima - fatores e caracterização

  • Atmosfera
    • Composição
    • Constituintes
  • Elementos do clima
    • Temperatura do ar
      • Aquecimento e arrefecimento da atmosfera
      • Medições e determinações mais frequentes
      • Variações da temperatura
    • Humidade
      • Ciclo da água
      • Humidade do ar
      • Nuvens e nevoeiro
        • Formação
        • Nebulosidade e insolação
        • Tipos de nuvens
      • Precipitação
        • Tipos de precipitação
        • Formas de precipitação
    • Pressão atmosférica
      • Noção
      • Variação
      • Circulação geral da atmosfera
        • Vento
        • Movimento do ar nas superfícies frontais
  • Caracterização climática regional e nacional
    • Microclima
      • Significado
      • Importância
    • Caracterização do clima da região
    • Clima de Portugal Continental

UFCD 8600 - Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego

  • Conceito de empreendedorismo – múltiplos contextos e perfis de intervenção
  • Perfil do empreendedor
  • Fatores que inibem o empreendorismo
  • Ideia de negócio e projet
  • Coerência do projeto pessoal / projeto empresarial
  • Fases da definição do projeto
  • Modalidades de trabalho
  • Mercado de trabalho visível e encoberto
  • Pesquisa de informação para procura de emprego
  • Medidas ativas de emprego e formação
  • Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
  • Rede de contactos
  • Curriculum vitae
  • Anúncios de emprego
  • Candidatura espontânea
  • Entrevista de emprego

UFCD 10746 - Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas

  • Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção
    • Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia
    • Funções e competências – planeamento, organização, execução, avaliação
    • Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas
    • Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)
    • Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantes
    • Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)
    • Recolha de dados, reporte e melhoria contínua
  • Plano de Contingência
    • Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais
    • Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes
    • Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões
    • Responsabilidade e aprovação do Plano
    • Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)
    • Política, planeamento e organização
    • Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)
    • Avaliação de riscos
    • Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção
      • Higiene, ventilação e limpeza do local de trabalho
      • Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão
      • Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho
      • Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos
      • Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas
      • Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarte
      • Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho
      • Formação e informação
      • Trabalho presencial e teletrabalho
    • Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância
  • Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria
  • Manual de Reabertura das atividades económicas
    • Diretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
    • Indicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho
    • Gestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos
    • Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes
    • Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação
    • Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços
    • Sensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST
    • Transformação digital – novas formas de trabalho e de consumo

UFCD 10759 - Teletrabalho

  • Teletrabalho
    • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
    • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
    • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
    • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
  • Competências do/a teletrabalhador/a
    • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
    • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
  • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
    • Gestão da confiança
      • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
      • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
      • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
      • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
    • Gestão da distância
      • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
      • Reorganização dos locais e horários de trabalho
      • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
      • Motivação e feedback
      • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
      • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
      • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
      • Controlo e proteção de dados pessoais
      • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
      • Assistência técnica remota
    • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
    • Formação e desenvolvimento de novas competências
    • Transformação digital – novas formas de trabalho
  • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
    • Organização do trabalho
    • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
    • Espaço de e para o teletrabalho
    • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
    • Pausas programadas
    • Riscos profissionais e psicossociais
      • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
      • Avaliação e controlo de riscos
      • Acidentes de trabalho
    • Gestão do isolamento

Avaliação

a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.